Testemunho de Francisco Mariz Machado

1. Que testemunho pode dar sobre os últimos 10 anos do sector da Água? O que de mais importante aconteceu na sua perspetiva?

 

Nos últimos 10 anos houve um enorme investimento em infra-estruturas, o que criou muito conhecimento nas empresas que actuaram nesse mercado e que constitui um cartão-de-visita em qualquer fórum internacional.

Lamento no entanto que as empresas portuguesas não se tenham conseguido apropriar desse conhecimento para criar capacidade nacional suficientemente robusta e forte para competir internacionalmente. É necessário haver um mercado para as empresas portuguesas em Portugal para que a internacionalização se possa fazer.

 

2. O que gostaria de ver concretizado na próxima década no sector?


Gostava muito de que nos próximos 10 anos houvesse mais partilha de mercado entre sector público e sector privado com vantagens para ambos e correspondente criação de valor.

O privado tem feito pouco trabalho face àquilo que seria desejável para que o sector público faça ainda melhor. O sector privado vive em constante ambiente competitivo, o que o obriga a inovar constantemente.

 

Francisco Mariz Machado é Presidente da AEPSA - Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente e Administrador Delegado da SISÁQUA