Testemunho de Jaime Melo Baptista

1. Que testemunho pode dar sobre os últimos 10 anos do sector da Água? O que de mais importante aconteceu na sua perspetiva?

 

A última década mostrou que um país pode mudar para melhor as condições de vida dos seus cidadãos em relativamente pouco tempo se definir uma estratégia adequada, implementar convictamente os seus diversos componentes e mostrar a persistência necessária.

 

Portugal é um bom exemplo, evoluindo da fase infra-estrutural para a de gestão destes serviços. Mas os sucessos alcançados não devem fazer esquecer as insuficiências existentes, caso contrário haverá um retrocesso inevitável ao nível dos serviços prestados, das condições ambientais e da saúde pública.

 

2. O que gostaria de ver concretizado na próxima década no sector?


Gostaria de ver concretizada a consolidação dos serviços de águas através de uma crescente sustentabilidade económica e financeira e simultaneamente uma clara melhoria da sua eficiência. Assim chegaremos aos tarifários adequados, pressionados quer pela necessidade de recuperação de custos quer pelo aumento da eficiência. Gostaria também de ver maior diálogo entre todos os parceiros envolvidos no sector, bem como maior capacitação dos parceiros mais frágeis.

 

Jaime Melo Baptista é Investigador-Coordenador do Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil