Testemunho de Olivier Durão

1. Que testemunho pode dar sobre os últimos 10 anos do sector da Água? O que de mais importante aconteceu na sua perspetiva?

 

Ao longo dos últimos 10 anos dotámos o País de infraestruturas que nos permitem hoje em dia focar as nossas atenções na reabilitação, otimizando e gerindo da melhor forma o investimento realizado. O cumprimento das metas previstas no PEAASAR II relativamente ao abastecimento de água, bem como a forte evolução da taxa de cobertura para o saneamento de águas residuais, foram dois aspetos que contribuíram decisivamente para que hoje tenhamos a possibilidade de pensar o futuro do sector, com base na nossa própria realidade. Crescemos bem e estou seguro que iremos amadurecer ainda melhor.

.

 

2. O que gostaria de ver concretizado na próxima década no sector?


Apesar de por vezes se pensar que tudo já foi feito em termos de investimento em infraestruturas de saneamento e abastecimento de água, muito ainda existe por fazer. O desafio neste momento é concluir os projetos em curso, e ao mesmo tempo melhorar o que está em pleno funcionamento. O futuro da água em Portugal merece agora, e no contexto atual de maior competitividade, que executemos de forma clara os 5 eixos definidos no PENSAAR 2020 dando particular relevância e atenção à otimização e gestão eficientes dos seus recursos potenciando a sustentabilidade do sector.

 

Olivier Durão é Diretor Comercial da Xylem