APRESENTAÇÃO

 

10.º FÓRUM NACIONAL DE RESÍDUOS

O impacto da Economia Circular no Sector Nacional dos Resíduos

Ameaças e oportunidades.

 

O Fórum Nacional de Resíduos é o evento de referência do setor em Portugal que, em 2016, conta a sua 10.ª edição que tem por título O impacto da Economia Circular no Sector Nacional dos Resíduos. Ameaças e oportunidades.

O novo e ambicioso pacote de medidas para a Economia Circular, apresentado em dezembro pela Comissão Europeia, impõe desafios em todas as fases da cadeia de valor dos produtos, desde a produção, ao consumo, passado pela gestão de resíduos até à reintegração de recursos no mercado e nos processos produtivos.

 

2030 é o ano definido nesta nova estratégia europeia para a implementação do plano de ação com vista ao “fecho do ciclo” dos produtos e para o cumprimento de novas metas para os resíduos:

  • limitação deposição resíduos em aterro a 10 por cento dos resíduos urbanos,
  • reciclagem dos resíduos urbanos em 65 por cento
  • reciclagem dos resíduos de embalagens em 75 por cento.

 

A Economia Circular é pois um tema de atual e de capital importância que importa abordar e debater, não só na perspetiva dos desafios que se colocam para Portugal, mas também na perspetiva do que já se faz e nas potencialidades e oportunidades que poderão advir das novas orientações europeias, que já definiram somas avultadas para o apoio nesta transição de paradigma.

Num momento em que o sector nacional dos resíduos está mobilizado para o cumprimento dos objetivos definidos para 2020, o 10.º Fórum Nacional dos Resíduos traz a debate as questões que marcam a atualidade nacional e que antecipam o futuro do sector rumo a 2030, rumo à economia circular.

 

 

Estar presente no Fórum Nacional de Resíduos é fazer parte de um mercado de excelência, é saber em primeira mão as linhas orientadoras e estratégicas do setor e é participar no debate dos temas que fazem a atualidade do mercado.