Aires Pereira: “O maior desafio que o sector enfrenta é de inovação e investigação de excelência”

Para o presidente da direcção do Smart Waste Portugal – Associação Cluster de Resíduos de Portugal, Aires Pereira, o principal desafio que o sector enfrenta é de inovação aliada a investigação de excelência. “Não será um desafio em termos de infra-estruturas, porque estas já existem, mas devemos direccioná-las para nichos numa perspectiva de abandonar o pensamento de “fazer o que se faz porque sempre se fez”, defende. 

 

Aires Pereira considera que o foco deve ser nos recursos, para que a abordagem aos resíduos possa acontecer na óptica regenerativa dos mesmos. “Vejo com especial interesse o desenvolvimento da área das matérias-primas secundárias, através do aumento dos standards de qualidade e, consequentemente, a estimulação do mercado para a aceitação das mesmas”, salienta.

 

No ano em que o Fórum Nacional dos Resíduos comemora o 10.º aniversário, o jornal Água&Ambiente foi ouvir algumas das principais entidades e personalidades do sector para identificar desafios e oportunidades que se avizinham num futuro próximo e que serão abordadas durante o evento.

 

O 10º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de Abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media.