Comissão Europeia apresenta no 10.º Fórum Nacional de Resíduos a Economia Circular

A Direção Geral para a Investigação e Inovação, da Comissão Europeia, confirma presença no 10.º Fórum Nacional de Resíduos com duas intervenções no dia 19 de abril, a cargo da Chefe da Unidade de Tecnologias Ambientais da Comissão Europeia, Luisa Prista.

 

A responsável vai proferir uma comunicação no painel Economia Circular, onde analisará as oportunidades e os desafios europeus do Novo Pacote da Economia Circular, que disponibiliza uma verba de 1000 milhões de euros. Serão apoiadas as iniciativas ligadas à redução da produção de resíduos e à inovação na gestão ecoeficiente de produtos, materiais e negócios.

A comunicação revelará ainda o ponto da situação dos trabalhos já realizados para a implementação da Economia Circular e as medidas a implementar num futuro próximo para os diferentes sectores económicos, com especial destaque para o sector dos resíduos.

 

No painel dedicado ao Horizonte 2020, Luisa Prista apresentará as oportunidades para a inovação no sector dos resíduos e maior eficiência na utilização dos recursos que advêm no âmbito deste Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, em consonância com o novo pacote da Economia Circular. Os projetos que tem surgido, os fatores a ter em conta na submissão de candidaturas ganhadoras e agenda dos próximos avisos serão outros assuntos que vai abordar.

 

A 10.ª edição do Fórum Nacional de Resíduos, que decorre a 19 e 20 de Abril, no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, tem por título “O impacto da Economia Circular no Sector Nacional dos Resíduos. Ameaças e oportunidades. A Economia Circular é nesta edição ponto central com tudo aquilo que pode implicar na forma de abordar a gestão dos resíduos.

 

O Fórum Nacional de Resíduos é organizado pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media.