Ismael Gaspar:“Sector dos resíduos é fundamental na economia circular como catalisador de inovação”

Para o presidente do conselho de administração da EGF, Ismael Gaspar, que será orador do 10º Fórum Nacional de Resíduos, o sector dos resíduos desempenha um papel fundamental na economia circular “como catalisador de inovação e desenvolvimento, uma vez que disponibiliza com a sua actividade matérias-primas secundárias” que permitem o prolongamento do seu ciclo de vida útil.

 

“Esta optimização permite uma poupança efectiva de recursos naturais e uma resposta mais sustentável aos actuais padrões de produção e consumo a nível mundial, de forma relevante nas economias mais desenvolvidas e em forte crescimento nos mercados emergentes”, sublinha.

 

Ismael Gaspar acredita que a disseminação alargada da recolha selectiva, a inovação tecnológica das novas instalações, a partilha de conhecimentos e necessidades entre os vários sectores de actividade, a existência de políticas e fiscalização adequadas, uma forte e permanente comunicação ambiental e a promoção de mercados concorrenciais para as matérias-primas secundárias, será determinante para que as empresas do sector de tratamento e valorização de resíduos consigam apoiar este desígnio.

 

No 10º Fórum Nacional de Resíduos o presidente da EGF será orador no painel dedicado às novas metas e exigências europeias para o pós 2020 (2030). Esta será a primeira intervenção pública do responsável da empresa recentemente privatizada, que é também um dos patrocinadores do Fórum. Além de presidente da EGF, Ismael Gaspar é um dos membros da comissão executiva e vogal do conselho de administração da Mota Engil que, em 2015, adquiriu a então Empresa Geral de Fomento, antigo braço dos resíduos do grupo de Águas de Portugal, em consórcio com a empresa SUMA.

 

A EGF, agora Environment Global Facilities, participa num conjunto de sistemas multimunicipais que equivale a 60 por cento do território com uma população abrangida de 6,4 milhões de pessoas em todo o país.

 

No ano em que o Fórum Nacional dos Resíduos comemora o 10.º aniversário, o jornal Água&Ambiente foi ouvir algumas das principais entidades e personalidades do sector para identificar desafios e oportunidades que se avizinham num futuro próximo e que serão abordadas durante o evento.

 

O 10º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de Abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media.

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online)