Luís Veiga Martins (SPV): “Estado deveria efectuar auditorias às entidades gestoras”

O Director Geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins, é da opinião de que o Estado deveria promover uma auditoria a cada uma das entidades gestoras (EG) de fluxos de resíduos de forma a “acabar de uma vez por todas com dúvidas que por vezes pairam" sobre as EG e as suas práticas.

 

“Essa auditoria não se deverá cingir apenas a uma vertente financeira, pois essa já é feita anualmente aquando da aprovação de contas, mas sim procurando, por exemplo, ter uma noção clara da realidade de cada uma das EG e da forma de contabilização dos objectivos definidos nas suas licenças, promover o benchmarking e definir recomendações”, defende Luís Veiga Martins em vésperas do 10º Fórum Nacional de Resíduos.

 

O director geral da SPV lembra que as entidades gestoras têm um papel extremamente importante no cumprimento das metas futuras, pelo que há que garantir que estas estão capacitadas para dar continuidade ao trabalho que têm vindo a desenvolver. Por isso, defende, os processos de licenciamento dos diversos fluxos não poderão ser um acto apenas administrativo.

 

“Deverão ser precedidos por uma análise muito cuidada do que tem de ser feito para garantir que se faça mais e melhor, analisando-se os diversos modelos de sistemas integrados e aferindo quais as melhorias que poderão ser introduzidas. Caso contrário, perde-se mais uma vez uma oportunidade de melhorar todo o sistema e de se evitar penalizar não só o país, ao nível de cumprimento de metas, como os próprios produtores, que são quem financia os diversos sistemas integrados”, alerta.

 

No ano em que o Fórum Nacional de Resíduos comemora o 10.º aniversário, o jornal Água&Ambiente foi ouvir algumas das principais entidades e personalidades do sector para identificar desafios e oportunidades que se avizinham num futuro próximo e que serão abordadas durante o evento. Pode ler na íntegra os testemunhos dos vários intervenientes na edição de Abril do jornal Água&Ambiente.

 

O 10º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de Abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media, que detém também o Ambiente Online.