Manuel Gouveia Pereira (VdA): “Era interessante que o Fórum discutisse impacto da Economia Circular”

“Era interessante que o Fórum Nacional de Resíduos discutisse de modo aprofundado o novo Pacote da Economia Circular da União Europeia, avaliando o seu impacto no sector dos resíduos".   

 

É esta a expectativa do advogado Manuel Gouveia Pereira, associado coordenador da Vieira de Almeida & Associados, para o 10º Fórum Nacional de Resíduos.

 

Esta décima edição irá focar-se exactamente no “impacto da Economia Circular no Sector Nacional dos Resíduos – ameaças e oportunidades”.  Os pontos II (Economia Circular ) e IV (Novas metas e exigências pós 2020) são “temas muito relevantes, directamente relacionados entre si, que devem ser vistos em conjunto com outras matérias não menos importantes como as conclusões do Relatório Anual dos Resíduos Urbanos (RARU) 2014 e o financiamento disponível no âmbito do Horizonte 2020”, alerta o colunista do Ambiente Online para a área de “Resíduos – Apoios Comunitários”.     

 

Manuel Gouveia Pereira lembra que “Portugal não pode perder a oportunidade de aproveitar, de forma rigorosa, o financiamento disponibilizado ao abrigo da Plano de Acção da União Europeia para a Economia Circular, estruturando adequadamente o Portugal 2020 de modo a potenciar a apresentação de candidaturas por parte dos diferentes agentes económicos e dos demais potenciais beneficiários”.

 

A 10.ª edição do Fórum Nacional de Resíduos, que irá decorrer no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, é organizada pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media. 

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online)