Manuel Piedade (Ambirumo): Fórum de Resíduos é oportunidade para debater “desafios do futuro próximo”

Para o sócio fundador da Ambirumo, Manuel Piedade, o programa do 10º Fórum Nacional de Resíduos é “muito interessante” tendo em conta que existe, por um lado, “um conjunto de problemas a resolver no quadro das soluções já implementadas” e, por outro lado, “desafios em termos do futuro próximo” para o sector.

 

“Terá que procurar-se qual a melhor forma de, não pondo em causa tudo o que foi implementado, encontrar as soluções que conduzam ao cumprimento das metas ambiciosas de reciclagem e valorização em 2020 e 2030”, analisa Manuel Piedade, que actualmente desempenha funções de consultoria na empresa de que foi sócio fundador.

 

Manuel Piedade considera os temas do Fórum de Resíduos “bastante pertinentes pela actualidade e implicações no futuro próximo do sector dos resíduos”, particularmente a questão do CDR (Combustível Derivado de Resíduos). “A necessidade de garantir a sua sustentabilidade no mercado nacional parece-me bastante premente de forma a resolver uma situação que tem impacte significativo em termos ambientais e económicos actualmente”, denota o especialista que integra o painel de colunistas do Ambiente Online na área de “Resíduos – Tecnologia”.

 

A próxima edição do Fórum Nacional de Resíduos irá focar-se no “impacto da Economia Circular no Sector Nacional dos Resíduos – ameaças e oportunidades”. Na opinião de Manuel Piedade a Economia Circular é um conceito com fortes implicações na gestão dos resíduos, não só “pela necessidade de desenvolvimento tecnológico de forma a integrar a gestão dos resíduos numa cadeia em que o ciclo de vida dos produtos é considerado desde a sua concepção”, mas também pela necessidade de “um envolvimento e consciencialização ambiental dos produtores e consumidores para essa nova realidade, com particular enfâse na clarificação da reintegração no circuito produtivo das matérias-primas recicladas e seus impactes ambientais e económicos”, alerta.

 

A 10.ª edição do Fórum Nacional de Resíduos, que irá decorrer no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, é organizada pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media. 

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online)