Paulo Praça: “Prioridade para o sector dos resíduos é aprovação do modelo de contrapartidas”

O presidente da direcção da EGSRA – Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos, Paulo Praça, que será orador do 10º Fórum Nacional de Resíduos, considera que a prioridade para o sector dos resíduos é “a aprovação do novo modelo de contrapartidas financeiras da recolha selectiva e da recolha indiferenciada de resíduos de embalagens (tratamento mecânico), cujas linhas gerais foram apresentadas aos sistemas de gestão de resíduos urbanos (SGRU)”.

 

“Importa recordar que o sucesso da estratégia nacional espelhada no PERSU 2020 (Plano Estratégico de Resíduos Urbanos) começa nos SGRU. É por isso importante que sejamos devidamente envolvidos neste relevante dossiê, vital para a nossa sustentabilidade económico-financeira e cumprimento das metas nacionais”, sublinha Paulo Praça, que é também Director Geral da Resíduos do Nordeste.

 

No ano em que o Fórum Nacional dos Resíduos comemora o 10.º aniversário, o jornal Água&Ambiente foi ouvir algumas das principais entidades e personalidades do sector para identificar desafios e oportunidades que se avizinham num futuro próximo e que serão abordadas durante o evento.

 

O 10º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de Abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media.