Pedro Nazareth (Amb3E): Sector dos resíduos precisa de “estabilidade regulamentar”

O Director Geral da Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, Pedro Nazareth, que será orador no 10º Fórum Nacional de Resíduos, defende que o sector precisa, acima de tudo, de “estabilidade regulamentar” quer ao nível comunitário, quer ao nível nacional.

 

“É certo que a gestão de resíduos é uma actividade económica que se consolida no final do século passado, e por isso é fértil. Mas só com um quadro regulamentar definido se torna possível aos agentes poderem fazer o seu planeamento e tomarem as suas decisões de médio-longo prazo. A indefinição constante leva a que se adiem decisões de investimento que têm reflexo no valor acrescentado, no emprego criado e, não menos importante, no cumprimento das metas de recolha e valorização de resíduos”, argumenta.

 

No ano em que o Fórum Nacional de Resíduos comemora o 10.º aniversário, o jornal Água&Ambiente foi ouvir algumas das principais entidades e personalidades do sector para identificar desafios e oportunidades que se avizinham num futuro próximo e que serão abordadas durante o evento. Pode ler na íntegra os testemunhos dos vários intervenientes na edição de Abril do jornal Água&Ambiente.

 

O 10º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de Abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media, que detém também o Ambiente Online.