Secretário de Estado do Ambiente vai abrir 10º Fórum Nacional de Resíduos

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, vai marcar presença na sessão de abertura do 10º Fórum Nacional de Resíduos, a 19 de Abril, às 9h00.

 

Esta décima edição, que decorre a 19 e 20 de Abril, no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, irá focar-se no “impacto da Economia Circular no Sector Nacional dos Resíduos – ameaças e oportunidades”, mas outros temas também estarão em análise, como é o caso da segunda geração de licenças para os fluxos específicos de resíduos, assunto que será abordado no segundo dia.

 

As atenções estão viradas particularmente para a publicação das licenças para gestão de resíduos de embalagens já que passará a haver, pela primeira vez, concorrência nesta área.

 

Como o próprio secretário de Estado avançou ao Ambiente Online em Janeiro o Governo pretende emitir até Junho de 2016 as licenças dos fluxos específicos de resíduos, que ainda estão pendentes.

 

“Este assunto é uma preocupação nossa. O facto de muitas licenças não terem ainda sido emitidas, [e estarem a ser prorrogadas] em alguns casos há mais de quatro anos, perturba muito os agentes económicos que se movem em torno disso”, sublinhou na altura o governante ao Ambiente Online. Carlos Martins adiantou na altura que esse mesmo compromisso já foi transmitido às entidades gestoras.

 

A 10.ª edição do Fórum Nacional de Resíduos é organizada pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media.

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online)