Luísa Prista

Luísa Prista é Chefe da Unidade Eco-Inovação da Comissão Europeia, Direção Geral para a Investigação e Inovação, em Bruxelas. É responsável pelas estratégias de inovação no âmbito da Economia Circular e da Água, entre outros.

 

Como Engenheira Mecânica, especializada em termodinâmica aplicada, pelo IST-UTL – Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, trabalhou na Universidade como Investigadora Científica e como Professora, bem como na Indústria em vários sectores industriais, nomeadamente no sector da produção, no sector alimentar e bebidas, no sector da construção e no sector energético.

A partir de 1985, trabalhou na Suiça na Lombardi S.A. como Engenheira Industrial, no Departamento Ambiental do Cantão Ticino e no Governo Federal Suíço como Diretora do Serviço de Infoenergia no âmbito das políticas helvéticas para o uso racional da energia e energias renováveis.

 

Entrou para a Comissão Europeia em 1994 e, desde então, em Bruxelas, assumiu diferentes cargos de gestão relacionados com PME, Produção, Materiais, Nanotecnologias e Aço, Ensaios e Medições, Segurança, Espaço, Transportes, Ciência na Sociedade e Tecnologias Ambientais.