Susete Dias

Susete Martins Dias é licenciada em Engenharia Química , pós-graduada em Engenharia Biológica e Doutorada em Engenharia Química.  Desde 1980  que pertence ao corpo docente do Instituto Superior Técnico,  nos Departamentos de Engª Química e mais recentemente de Bioengenharia,  sendo responsável entre outras pela Unidade Curricular de Gestão Tratamento e Valorização de Resíduos . Foi responsável  pela orientação  de diversas teses de mestrado e doutoramento sobre  Gestão e Valorização de Resíduos. É autora  de ca. 50 publicações nacionais e internacionais.

 

Atualmente é membro do Grupo de Energia do Centro de Recursos Naturais e Ambiente, CERENA, e das Plataformas transversais de Energia e Ambiente do IST.         

A sua atividade de ID&T desenrola-se em articulação com o tecido industrial, sendo autora de duas patentes internacionais e de projetos à escala industrial de tratamento de efluentes e lixiviados.

Coordenou ou participou  em vários processos de adaptação das incineradoras nacionais à legislação vigente e foi membro da Comissão de Avaliação dos CIRVER.

Coordenou o  estudo de base sobre  “Potencial de Produção e Utilização de Combustíveis Derivados de Resíduos” em 2006, tendo ainda colaborado na definição da Estratégia Nacional para os Combustíveis Derivados de Resíduos  e na elaboração do PERSU II.

 

É Presidente da Comissão Técnica “ Combustíveis Derivados de Resíduos e Biocombustíveis Sólidos” (IPQ/CT 172) e mirror da(s) CEN /TC 343 –Solid Recovered Fuels e CEN/TC 335 –Solid Biofuels que conduziu em 2008 à elaboração da NP 4486 “Combustíveis derivados de resíduos
Enquadramento para a produção, classificação e gestão da qualidade”