Estado da arte das agregações na baixa: 88 municípios interessados (COM VÍDEO)

Oitenta e oito municípios estão interessados em criar entidades gestoras supramunicipais para a gestão da água em baixa.

 

O balanço do estado da arte dos processos de agregação, que está a ser incentivado por este Governo, foi apresentado pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, (vídeo), durante a 11ª Expo Conferência da Água, que decorreu a 9 e 10 de novembro.

 

Um apoio de 100 milhões de euros de fundos comunitários do PO SEUR será disponibilizado para alavancar estes sistemas. O aviso será lançado em novembro e ficará aberto até agosto, anunciou.

 

No que diz respeito à alta, as cisões na Águas do Norte já foi aprovadas, dando origem à recriação dos antigos sistemas Águas do Douro e Paiva e Simdouro. Seguem-se mudanças ao nível do saneamento no universo da mega empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Leia a notícia completa do Água&Ambiente na Hora (Nº 75 - 09.11.2016). Para subscrever o novo serviço de informação Água&Ambiente na Hora envie um mail para assinaturas@about.pt. Pode visualizar aqui as condições de subscrição.

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online, 11.11.2016)