INÊS COSTA

É licenciada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico. Mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia e doutorada em Engenharia do Ambiente — Ecologia Industrial, na mesma instituição de ensino.

 

Entre outubro de 2010 e junho de 2016 exerceu funções de consultora sénior e gestora de projetos na empresa 3DRIVERS, estando responsável pela área de análise estratégica empresarial e de políticas públicas. Desenvolveu projetos de avaliação e planeamento estratégico no setor público e privado, relacionados com o uso eficiente de recursos materiais e energéticos, com ênfase na promoção de redes de simbiose industrial e eco parques industriais.

 

Entre janeiro de 2003 e outubro de 2010 esteve ligada ao IN+ Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, onde foi investigadora e desenvolveu as suas teses de mestrado, em sustentabilidade empresarial em indústrias tradicionais, e de doutoramento, sobre políticas e ferramentas para o desenvolvimento de simbioses em Portugal. Participou em vários projetos de investigação, sobretudo nas áreas de gestão sustentável de recursos e gestão de resíduos.

 

É membro da International Sustainable Development Research Society (ISDRS) e da International Society for Industrial Ecology (ISIE) estando, no caso da última, ligada à direção da secção de desenvolvimento eco industrial. Colabora com o Observatório Europeu de Eco Inovação, sendo responsável pelo desenvolvimento do relatório nacional sobre esta temática.

É autora e coautora em diversos artigos e relatórios técnicos e científicos, escritos em colaboração com investigadores nacionais e internacionais, nas áreas de simbioses industriais, eco parques industriais e eco -inovação