JOSÉ MANUEL BATISTA ALVES

José Manuel da Costa Baptista Alves, coronel engenheiro electrotécnico da Força Aérea, nasceu em Cabeceiras de Basto, a 29 de Março de 1943.

Tem o curso de Aeronáutica da Academia Militar e licenciou-se em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico.

O seu percurso profissional militar engloba uma Comissão de Serviço em Angola (1972/1975); e uma Comissão Civil no extinto Fundo de Fomento de Habitação – (IV, V e VI governos provisórios) – (1975/1976), tendo ainda exercido diversos cargos na Força Aérea no âmbito da especialidade. Terminou sua carreira na Academia da Força Aérea em Sintra, em 1993, onde desempenhou as funções de Diretor do Ensino e de 2.º comandante.

Desde 1994, foi Vereador da Câmara Municipal de Sintra. Foi Vogal do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra de Fevereiro de 1994 a Janeiro de 1998; Vogal do Conselho de Administração da SANEST de Junho de 1995 a Junho de 1997; e Vogal do Conselho de Administração dos SMAS de Loures, de 1998 a 2001. De 2002 a 2012, foi Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra. Neste período, foi ainda Presidente da Assembleia Geral da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), Presidente do Conselho de Administração da AMES (Agência Municipal de Energia de Sintra) e Vogal do Conselho de Administração da Fundação CULTURSINTRA.

Atualmente é membro, indicado pelo município de Loures, do grupo técnico (criado pela administração central) de reavaliação dos processos de agregação dos sistemas multimunicipais de águas e saneamento.