3.º Fórum de Excelência dos Serviços de Águas

O grande tema do 3.º Fórum de Excelência dos Serviços de Águas é “A regulação económica dos serviços de águas de entidades gestoras em modelo de gestão direta”. No universo nacional o modelo é o adoptado pelos serviços municipais, municipalizados e intermunicipalizados.

 

As orientações estratégicas do Regulador sobre a Gestão Direta dos Serviços de Águas, nomeadamente os "números e os factos da gestão direta dos serviços de águas em Portugal" e a "apresentação do ciclo regulatório da gestão direta", serão expostas por:

  • Miguel Nunes, Diretor do Departamento de Gestão Direta da ERSAR
  • Rita Silva, Coordenadora do Departamento de Gestão Direta da ERSAR

 

Três entidades gestoras de diferentes contextos e escalas foram convidadas para inspirar outras entidades sobre o tema fazendo-se representar por:

  • Luís Paulo Costa, Presidente da Câmara Municipal de Arganil
  • Lídia Lopes, Diretora Financeira dos SMAS de Sintra
  • Vitor Lemos, Vice-Presidente da Águas do Alto Minho e Presidente do Conselho de Administração dos SMSBVC

 

Para encerrar o 3.º Fórum de Excelência dos Serviços de Águas, Miguel Nunes, Diretor do Departamento de Gestão Direta da ERSAR, apresentará aspetos da proposta do RTA relacionados com as entidades que operam em modelo de gestão direta.

 

Organizado em parceria com a ERSAR, o Fórum de Excelência dos Serviços de Águas visa a capacitação anual das entidades gestoras dos serviços de gestão de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais através da apresentação das orientações estratégicas do Regulador e casos exemplares, inspiradores, em áreas consideradas prioritárias para a sustentabilidade e eficiência rumo à excelência da gestão dos serviços de águas.

 

Participe na discussão dos TEMAS que fazem a atualidade do setor da água na 14.ª EXPO CONFERÊNCIA DA ÁGUA e assista ao 3.º FÓRUM DE EXCELÊNCIA DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS.