1º Fórum Energia: «Entre 8 a 30% dos portugueses vivem em pobreza energética»

Na sua participação no 1º Fórum Energia, Júlia Seixas, professora da Universidade Nova de Lisboa relacionou os temas da Cidadania, Ética e Energia e alertou para o conceito de pobreza energética, que se refere ao conjunto de pessoas que não têm acesso aos serviços de energia.

 

A docente universitária indicou que em Portugal, a pobreza energética se refere à inacessibilidade aos serviços de aquecimento ou de arrefecimento. Segundo Júlia Seixas, entre 8 a 30% da população portuguesa não usufrui destes serviços.

 

Neste contexto, as regiões em Portugal mais vulneráveis ao frio são a Região Autónoma da Madeira, Trás-os-Montes e o Alto Tâmega. Por outro lado, as regiões mais vulneráveis ao calor são as Beiras e Serra da Estrela, o Tâmega e Sousa.

 

Estas informações foram transmitidas no decorrer do 1º Fórum Energia que está a realizar-se em Lisboa, nos dias 16 e 17 de julho, dedicado ao tema “Implicações da transição energética. Desafios e oportunidades”.

 

in ambienteonline: http://ambienteonline.pt/canal/detalhe/1-forum-energia-entre-8-a-30-dos-portugueses-vivem-em-pobreza-energetica