1º Fórum Energia: O futuro da rede elétrica de baixa tensão

Continua a decorrer em Lisboa, o 1º Fórum Energia dedicado ao tema das Implicações da Transição Energética, Desafios e Oportunidades.

 

A manhã deste segundo dia de trabalho está a ser dedicada ao tema das Redes e Interligações.

 

João Peças Lopes, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Diretor associado do INESC TEC, disse que “as ameaças das alterações climáticas exigem uma mudança radical na estrutura do sistema energético conduzindo a uma crescente eletrificação da sociedade e da economia para explorar os recursos energéticos renováveis.”

 

Uma das mudanças a realizar é na rede elétrica de baixa tensão. Na perspetiva de João Peças Lopes a rede elétrica de Baixa Tensão (BT) do futuro terá que ter “capacidade para acumular um grande volume de produção renovável”.

 

A rede elétrica de baixa tensão terá ainda que “permitir maximizar o carregamento de veículos elétricos”, acrescentou. E permitir “trocas de eletricidade entre produtores e consumidores locais o que possibilitará, por sua vez, reduções nos custos de aquisição de eletricidade, democratizando o acesso à eletricidade de origem renovável e criando valor e riqueza”, disse João Peças Lopes.

 

in ambienteonline: http://ambienteonline.pt/canal/detalhe/1-forum-energia-a-rede-eletrica-de-baixa-tensao-do-futuro