1º Fórum Energia:«Os derivados do petróleo ainda representam 85% das principais fontes de energia»

No decorrer do 1º Fórum Energia dedicado ao debate sobre as Implicações da Transição Energética, Desafios e Oportunidades, João Bernardo, diretor geral da DGEG, retratou o atual modelo de energia no mundo e em Portugal.

 

O responsável revelou que “os derivados do petróleo ainda representam 85 % das principais fontes de energia.”

 

Referindo-se à Europa, João Bernardo, indicou que “o continente europeu está na linha da frente da transição energética. Mas a União Europeia é apenas responsável por 8% das emissões de CO2. Este problema é global", alertou.

 

Relativamente ao nosso país, o diretor da DGEG afirmou que “Portugal continua a ter uma elevada dependência energética, 70%.”

 

Uma das causas desta elevada dependência energética é, segundo João Bernardo, “a falta de condições térmicas das casas em Portugal.”

 

De acordo com o diretor da DGEG, para acelerar a transição energética “há que aumentar a capacidade de produção de energia solar”, apontou.

 

in ambienteonline: http://ambienteonline.pt/canal/detalhe/1-forum-energiaos-derivados-do-petroleo-ainda-representam-85-das-principais-fontes-de-energia--joao-bernardo-diretor-geral-da-direcao-geral-de-energia-e-geologia