DGEG emitiu licenças que duplicam potência fotovoltaica instalada no país

A DGEG – licenciou 25 centrais solares fotovoltaicas com uma capacidade conjunta de 681 Mw, uma potência que mais que duplica a atual base instalada em funcionamento. Em cálculos gerais de 800 mil euros por MW, estas licenças representam investimentos próximos de 550 milhões de euros.

 

Os projetos agora libertos estavam pendentes desde o ano passado e apresentam produções desde os 48,9 MW em Santiago de Cacém e Montijo e a mais pequena de 3 MW a construir em Santa Maria da Feira.

 

Esta atribuição de licenças de Produção em Regime Especial pela DGEG refere-se a centrais em regime geral de remuneração, ou seja, praticarão preços de mercado não subsidiados. Assim, estas 25 licenças, por apresentarem ligações à rede, ficam isentas de participar no grande leilão de julho onde serão atribuídas 1400 MW de capacidade.

 

A lista das novas  centrais licenciadas foi publicada no site da DGEG e pode ser vista aqui.

 

Recorde-se que o DGEG é presença confirmada para o 1.º Fórum Energia que vai decorrer a 16 e 17 de julho, no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa. 
 
O Fórum vai contar com a participação do Secretário de Estado da Energia, João Galamba, na iniciativa inédita "Parlamento da Energia", e terá ainda a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, que encerrará o evento. 

 
O 1.º Fórum Energia promete marcar 2019 por ser um momento único, plural e independente, na discussão em Portugal da política pública para a energia.

Consulte aqui o programa do 1º. Fórum da Energia.

 

(consulte a notícia em: http://ambienteonline.pt/canal/detalhe/dgeg-emitiu-licencas-que-duplicam-potencia-fotovoltaica-instalada-no-pais)