Conheça os Resultados Finais da Votação PERSU 2020

Cerca de 200 profissionais do sector elegeram os eixos e as medidas do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2020 (PERSU 2020) que querem ver discutidos ao detalhe no 8.º Fórum Nacional de Resíduos, que se realiza em Lisboa a 9 e 10 de Abril.

 

O Eixo V do PERSU 2020, sobre os incentivos económicos e financeiros ao desvio de resíduos dos aterros e à promoção da reciclagem, foi o que recolheu a maioria dos votos (20%). Seguido do Eixo II, com 17%, que defende o aumento da reciclagem e da qualidade dos recicláveis, e do Eixo VI (16%), sobre a melhoria da capacidade institucional do sector e a sustentabilidade dos diferentes agentes.

 

Entre as medidas do PERSU 2020 mais importantes, o destaque vai para o reforço da taxa de gestão de resíduos (TGR), como incentivo ao desvio de aterro e à reciclagem. O fomento de projectos inovadores de recolha selectiva, a criação de soluções alternativas com potencial de aumento da eficácia da recolha e a harmonização legal dos conceitos, cálculos de metas e caracterização de resíduos urbanos estão, também, no topo das medidas mais votadas.