
101 milhões para aumentar eficiência energética de empresas, IPSS, administração e habitações
O Governo anunciou 101 milhões de euros para aumentar a eficiência energética de empresas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), administração local e habitação social. Serão 24,5 milhões para empresas, 32,5 milhões de euros para IPSS, 19 milhões para edifícios da administração local e 25 milhões para edifícios de habitação social, totalizando os 101 milhões de fundos europeus lançados a concurso.
Este financiamento é disponibilizado através dos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020. Estes investimentos estão enquadrados no Plano Nacional de Energia e Clima, que "promove a descarbonização da economia e a transição energética visando a neutralidade carbónica em 2050, assente num modelo de coesão territorial que potencie a geração de riqueza e o uso eficiente de recursos", informa a tutela.
Os apoios agora anunciados são parte de um total de 730 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo de Coesão destinados, no âmbito do Portugal 2020, à melhoria da eficiência energética em Portugal Continental.
Estes apoios podem destinar-se, no caso das empresas, à instalação de novas tecnologias mais eficientes, à substituição de frotas através da aquisição de veículos elétricos ou a gás natural ou à instalação de painéis solares e outras fontes de energia renovável. Nos edifícios públicos ou privados, podem destinar-se à instalação de isolamento térmico na envolvente de edifícios, à instalação de janelas com corte térmico ou a soluções de iluminação que impliquem poupança de energia.