2020 foi um ano de retração para a internacionalização no setor da água

24.02.2021

O ano de 2020 representou uma clara interrupção, quer num processo de gradual recuperação do nível de atividade global iniciado em 2015, quer no processo de crescente internacionalização do cluster português da água, com uma retração de 51% no volume de atividade global e de 60% no volume de atividade internacional, contra um crescimento de 27% e 22%, respetivamente. Esta é uma das principais conclusões do inquérito anual lançado pela PPA – Parceria Portuguesa para a Água com o objetivo de fazer o balanço da atividade internacional.

 

De notar que, como referido, desde 2015 o mercado vinha num crescente caminho de recuperação da atividade global, sendo que em 2019 o valor de retração no volume de atividade global foi apenas de 13% e quanto à atividade internacional de 27%.

 

Esta retração é ainda visível na percentagem de empresas que em 2020 conseguiu iniciar atividade num novo mercado geográfico, número que se situou abaixo de 30%, abaixo do patamar de 50% que vinha sendo consistentemente observado desde 2012.

 

Porém, um fator positivo reside na manutenção do grau e intensidade de participação em concursos internacionais por mais de metade (62%) das entidades representadas, sendo igualmente visível um alargamento nas geografias onde são exploradas estas oportunidades.

 

O inquérito, cujos resultados se reportam ao ano de 2020, decorreu entre janeiro e fevereiro deste ano e contou com a participação de cerca de 45 empresas e centros de investigação. Actualmente, a PPA integra mais de 100 associados organizados em 4 componentes: empresas, centros de investigação, associações não governamentais e administração pública, reflectindo assim uma representatividade muito significativa do cluster português da água.

 

Em termos numéricos, a maioria do universo representado corresponde a empresas de pequena e média dimensão, que globalmente representa 830 milhões de euros de volume de negócios e um total de 10,7 mil colaboradores, para mais de metade das quais as actividades internacionais assumem já um peso muito significativo.

 

A PPA tem por missão contribuir para a internacionalização do sector português da água, no qual as empresas associadas se posicionam em toda a sua cadeia de valor.

TAGS: água , PPA , internacionalização , cluster português da água
Vai gostar de ver
VOLTAR