Tiago Gali Macedo (Energia - Apoios Comunitários): Como aproveitar os Info Days da UE para a Energia

29.09.2016

Ao longo do mês de setembro a Comissão Europeia realizou diversos Info Days para o setor da Energia. Os Info Days consistem em sessões de esclarecimento abertas a todos os interessados em que são apresentadas as linhas gerais de oportunidades de financiamento. Nesses encontros são debatidas as calls de edições anteriores e são explicados detalhes das calls porventura em curso ou prestes a serem abertas. É ainda um excelente momento para acompanhar a tendência do setor para o curto prazo.

 

Acima de tudo, os Info Days também podem ser uma ocasião interessante para os stakeholders manterem contato com os responsáveis da Comissão e transmitir à Europa quais são os anseios e as prioridades que estão no topo das suas iniciativas. Para surtir o efeito desejado, é imprescindível que essas entidades estejam devidamente aconselhadas e representadas por especialistas. Contando com tal apoio, os Info Days criam um espaço apropriado para o conhecimento de outros agentes do setor, muito útil para a consolidação de redes de contato e expansão de negócios no segmento da Energia.

 

Todos esses motivos deixam muito claro qual é o proveito que se pode extrair destes fóruns, efetivas plataformas de contato com os financiamentos europeus. São eventos que não se podem perder nem desperdiçar. Com a abordagem estratégica correta, têm a capacidade de fortalecer relações setoriais e institucionais, além de posicionar com exatidão o interessado e os seus objetivos perante a UE.

 

Dentro do vasto calendário da Comissão, destacou-se o dia 23 de setembro, em Bruxelas, que teve como tema 2016 Info Day on the Horizon 2020 'Smart cities and communities', abordando o Work Programme Cross-cutting activities. Convidamo-lo assim a consultar a página do evento onde terá acesso às apresentações bem como ao web stream então disponibilizado em direto. 

 

Tiago Gali Macedo é Vice-presidente e Fundador da Associação Magellan e Sócio fundador da Gali Macedo e Associados, com inscrição na Ordem dos Advogados Portuguesa e Belga. É Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Pós-graduado em Direito do Trabalho, pela Universidade Lusíada e Doutorando na Universidade de Salford (Reino Unido). Possui 2º Ciclo pela Universidade de Santiago de Compostela. É ainda Docente da Universidade Lusíada, da Escola de Gestão do Porto e da Universidade de Baltimore (EUA).

TAGS: Opinião , Tiago Gali Macedo , energia , apoios comunitários
Vai gostar de ver
VOLTAR