Accenture revela que a maioria dos consumidores pagaria mais por produtos amigos do ambiente

11.06.2019

A consultora Accenture lançou um estudo baseado num questionário realizado a 6 mil consumidores em 11 países da Europa, América do Norte e Ásia, que indica que mais de metade dos consumidores afirma que pagaria mais por produtos sustentáveis, que possam vir a ser reutilizados ou reciclados. A qualidade e o preço continuam no topo das preocupações dos consumidores, mas as preocupações ambientais conduzem as empresas a precisarem de oferecer produtos recicláveis e reutilizáveis a um valor competitivo.

 

A pesquisa da Accenture revela que enquanto os consumidores continuam predominantemente focados na qualidade e no preço, 83% dos inquiridos acredita que é importante ou extremamente importante que as empresas criem produtos que possam ser reutilizados ou reciclados.

 

Nesta pesquisa, aproximadamente 72% dos consumidores afirmou que compra atualmente mais produtos amigos do ambiente do que há cinco anos atrás, enquanto que 81% diz planear comprar mais nos próximos cinco anos.

 

 “Temos cada vez mais consumidores dispostos a pagar mais por produtos amigos do ambiente”, refere Pedro Galhardas, Managing Diretor na Accenture Strategy em Portugal (na foto), que leva organizações de diferentes indústrias começarem a agir com propósito, “abraçando a economia circular como uma maior oportunidade para gerar crescimento e agilidade competitiva”, conclui.

 

O estudo da Accenture confirma que a qualidade e o preço são as principais considerações dos consumidores no ato de compra, 89% e 84% dos consumidores respetivamente, enquanto 49% dos inquiridos referiu questões de saúde e segurança, e 37% identificou o impacto ambiental.

 

Ainda de acordo com o estudo, um em cada quatro consumidores (26%) afirmou acreditar que a indústria química é a menos preocupada com o seu impacto no ambiente das nove indústrias incluídas no questionário enquanto 72% afirma também confiar pouco ou nada nas comunicações das empresas químicas em relação ao impacto ambiental dos seus produtos e serviços. Quanto a embalagens, 77% dos consumidores revela que os plásticos são percecionados como o tipo menos amigo do ambiente, enquanto que os produtos de papel são considerados os mais amigos do ambiente por 55% dos inquiridos.

 

Para identificar hábitos de compra e consumo dos consumidores referentes a diferentes tipos de embalagem e produtos, bem como perspetivas dos consumidores relacionadas com a reciclagem e reutilização de materiais, a Accenture inquiriu, durante o mês de Abril de 2019, 6 mil consumidores, com idades entre os 18 e os 70 anos, em 11 países da Europa, América do Norte e Ásia.

 

A Accenture é uma organização de serviços e soluções em estratégia, consultoria, digital, tecnologia e operações trabalhando na interseção entre negócio e tecnologia através de 469 mil profissionais em mais de 120 países.  

 

 

VOLTAR