Adene lança simuladores para avaliar a eficiência energética em casa

14.09.2018

Um novo simulador online designado CasA+ foi online da ADENE - Agência para a Energia com o objectivo de ajudar os particulares na identificação de medidas de eficiência energética que permitam reduzir os custos e consumos de energia na habitação.

 

Os objetivos principais são informar e disponibilizar ferramentas sobre a eficiência energética, através da determinação da classe energética da sua habitação, bem como dos principais indicadores referentes aos consumos energéticos – aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias. Esta ferramenta permite identificar medidas de melhoria de eficiência energética, de acordo com as características da habitação, que potenciem uma redução dos consumos energéticos.

 

O simulador CasA+ são de facto três simuladores que permitem conhecer de forma mais profunda a eficiência energética da nossa casa garantindo melhor conforto e saúde.

 

Um primeiro Simulador dirige-se ao conjunto da Habitação tornando possível descobrir quanto se pode poupar ao aplicar medidas de melhoria na habitação, através de dicas específicas que cada utilizador pode reproduzir na sua casa.

 

O Simulador Eletrodomésticos pretende apoiar o consumidor na tomada de decisão de aquisição de eletrodomésticos mais eficientes;

Por último, o Simulador Iluminação contém elementos esclarecedores para a aquisição de iluminação mais eficiente, como a adoção de iluminação mais eficiente do tipo LED.

 

Estes simuladores já estão disponíveis e podem ser experimentados através do microsite da Campanha Certificar é Valorizar ( www.certificarevalorizar.pt)

 

Manuel Bóia, Administrador da ADENE afirma: “Com esta solução queremos ajudar os portugueses a melhorar a sua habitação, e melhorar o seu estilo de vida, tanto ao nível de conforto e saúde, como ao nível de poupança”, conclui.

 

A ADENE - Agência para a Energia é a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, e assume como missão a promoção do uso eficiente da energia e da água.

VOLTAR