
Águas do Alto Minho geridas em parceira entre Estado e autarquias
A gestão dos sistemas de águas dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira foi atribuída à Águas do Alto Minho, a nova empresa constituída pelo Grupo Águas de Portugal e as sete autarquias.
O contrato foi assinado esta semana em Viana do Castelo, numa sessão com o Ministro do Ambiente e da Transição Energética e as referidas autarquias.
Este novo sistema integrado de gestão de Águas do Alto Minho, constituído por parceria pública-pública entre o Estado e as autarquias, tem por objetivo melhorar a qualidade e sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na região através do "reforço do investimento e da ampliação de captação de fundos comunitários".
Esta parceria atribui à Águas do Alto Minho a exploração e gestão do sistema integrado de abastecimento de água e de saneamento abrangendo 5 400 quilómetros de rede e servindo cerca de 100 mil clientes, que correspondem a uma população residente de 204 mil habitantes nos sete municípios abrangidos.
Enfrentar as alterações climáticas, melhorar a qualidade de serviço e manter a proximidade, apostando no desenvolvimento das equipas e no desempenho operacional do sistema são objetivos da nova empresa que tem como metas reduzir as perdas de água e dar pleno cumprimento das licenças de descarga.
A parceira 100% pública para a gestão da água no Alto Minho resultou de um processo de concertação e definição conjunta de uma política intermunicipal de abastecimento de água e saneamento de águas residuais entre estes municípios do Alto Minho para aumentar a eficiência dos sistemas e melhorando a qualidade das massas de água e as condições de saúde pública das populações da região.
A AdAM - Águas do Alto Minho, S.A. é uma sociedade anónima de capitais públicos.
O investimento previsto efetuar pela empresa é de 270 milhões de euros, para o período horizonte do projeto (30 anos).
Com a assinatura do contrato de gestão, inicia-se a fase de instalação da Águas do Alto Minho e de organização das respetivas equipas operacionais, estando previsto que o novo serviço esteja plenamente operacional até ao final de 2019.