Águas do Norte atualiza sistemas de automação, supervisão e controlo em 20 ETARS

01.04.2021

A Águas do Norte informou que foram concluídos os trabalhos de atualização, remodelação e virtualização dos sistemas de automação e supervisão das infraestruturas que constituem os sistemas de saneamento de águas residuais que explora no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, nomeadamente em 20 das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) que o integram.

 

Os serviços realizados compreenderam a implementação de um sistema de supervisão, agregador de várias infraestruturas de saneamento, capaz de uniformizar a visualização dos processos das várias infraestruturas. Os trabalhos contemplaram também a atualização dos respetivos sistemas de automação, bem como de toda a componente SCADA, incluindo a integração dos dados operacionais no Sistema Gestão Operacional (GERE).

 

O sistema SCADA funciona em ambiente virtualizado e de mobilidade, em regime de alta disponibilidade, com o mais recente sistema operativo, o que permitiu também melhorar o seu índice resiliência e cibersegurança.

 

Desenvolveram-se ainda diversas melhorias na automatização dos processos, de modo a possibilitar a implementação dos períodos tarifários nas várias fases dos sistemas de tratamento: arejamento, desodorização e recirculação de lamas, tendo igualmente sido concebidos novos quadros sinóticos e alterada a programação dos autómatos, de modo a que seja possível o funcionamento flexível e parametrizável dos diferentes períodos tarifários.

 

“O sistema implementado trará melhoria das capacidades, nomeadamente de operação remota, garantindo uma atuação mais precisa e com identificação prévia das ocorrências. O objetivo final é assegurar um maior controlo sobre eventuais ocorrências, diminuindo assim os tempos de resposta na resolução dos problemas”, afirmou a entidade.

 

Os serviços necessários ao desenvolvimento do projeto foram realizados internamente, pelas equipas das Direções de Exploração e de Tecnologias de Informação, em estrita colaboração com empresas externas da especialidade.

TAGS: Águas do Norte , ETAR , saneamento , águas residuais
Vai gostar de ver
VOLTAR