Águas do Porto conquista prémios e é distinguida a nível internacional

20.11.2019

A empresa municipal Águas do Porto foi reconhecida e distinguida a nível internacional, conquistando galardões em várias cerimónias.

 

No início de novembro, a empresa passou a integrar a rede internacional LUOW – Leading Utilities Of the World, durante o evento Amsterdam International Water Week. A LUOW é constituída pelas 50 entidades gestoras de água e saneamento com um reconhecido percurso de sucesso e cuja gestão corresponde aos mais altos standards internacionais, entre as quais as de cidades como Singapura, Nova Iorque, Los Angeles, Abu Dhabi, Berlim e Queensland.

 

A entrada formal nesta rede correspondeu também à entrega do Golden Tap Trophy, na cerimónia de apresentação dos novos membros. O processo de seleção para a LUOW obrigou a vários passos, desde a nomeação por indicação, passando por uma avaliação do júri da Global Water Leaders Group, e até à aclamação de todos os membros.

 

No evento Year in Infrastructure 2019, realizado em Singapura, o Porto foi distinguido pelo trabalho desenvolvido na gestão do ciclo urbano da água na cidade, com a H2PORTO – Plataforma Tecnológica para o Ciclo Urbano da Água. A plataforma foi um dos nove projetos premiados, num evento que reúne e distingue os melhores projetos promovidos pela Bentley Systems, Inc., o líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas de design, construção e operações de infraestruturas.

 

A H2PORTO conquistou ainda outro galardão, designadamente o prémio internacional de Water Visionary Award no evento New Civil Engineering Tech Fest. Atribuído em Londres pela publicação "New Civil Engineering", distinguiu assim a solução tecnológica portuense que tinha chegado à shortlist num grupo restrito de seis soluções tecnológicas de empresas internacionais com propostas inovadoras no setor da Água.

 

A H2PORTO consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no município do Porto, permitindo obter informação, detetar ocorrências anómalas e fazer gestão remota e em tempo real das próprias infraestruturas. A plataforma possibilita a recolha e sistematização de toda a informação de forma a antecipar episódios de poluição e inundação, adaptando simultaneamente equipas e dimensionando redes.

 

A plataforma permite também oferecer informação útil aos clientes, uma vez que, quando é necessário cortar a água em determinada rua, o sistema permite identificar e avisar automaticamente os clientes afetados, lançando alarmes através da aplicação.

VOLTAR