Almada investe 1,2 milhões em Laboratório Vivo para a Descarbonização

08.06.2018

O Laboratório Vivo para a Descarbonização de Almada foi inaugurado hoje, no âmbito da Semana Verde, promovida em Almada pela Câmara Municipal, que decorre até 12 de junho.

 

O projeto implicou um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e está localizado em Cacilhas.

 

No Laboratório Vivo de Almada propõe-se testar e concretizar um conjunto de ações inovadoras. Entre estas destaca-se a criação de um mini-centro de logística urbana, que possa atenuar os problemas na realização das operações de cargas e descargas e mitigar os atuais conflitos na utilização desta via pedonal de grande procura. 

 

Outras das ações a implementar são a criação de uma moeda local, que promova a atividade económica no Laboratório e áreas envolventes, a recolha inteligente de resíduos, incluindo o aproveitamento de resíduos alimentares, a disponibilização de informação em tempo real sobre os modos de transporte públicos que servem a zona, a iluminação pública inteligente e a redução da intensidade energética nos edifícios.

 

Os Laboratórios Vivos estão a ser dinamizados em várias cidades do país, com apoio financeiro do Fundo Ambiental.São espaços delimitados onde se pretende adotar soluções demonstrativas de descarbonização e economia circular. 

 

Posteriormente, a intenção é replicar as melhores experiências noutros locais e cidades do país e do mundo.

 

 

Foto: CM Almada

VOLTAR