APA publica guia para a reutilização de água para usos não potáveis

07.11.2019

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) publicou um guia que tem como objetivo conjugar a informação necessária para o desenvolvimento de projetos de reutilização de água para usos não potáveis, além da promoção da prática. 

 

O “Guia para a reutilização de água para usos não potáveis”, identifica os “diversos aspectos a ter em consideração no desenvolvimento de um sistema de reutilização, enquadrado num modelo de gestão do risco e no licenciamento para a produção e utilização da água para reutilização”.

 

Além de fornecer ferramentas que podem ser utilizadas no desenvolvimento de projetos na área, como metodologias de avaliação do risco, o guia apresenta ainda alguns exemplos de tecnologias de tratamento disponíveis para a produção de água para reutilização.  

 

A reutilização constitui uma origem alternativa à crescente procura de água, contribuindo para o uso sustentável dos recursos hídricos, uma vez que permite a manutenção de água no ambiente e a respetiva preservação para usos futuros, preservando a utilização presente.        

VOLTAR