Aquapor é adquirida pela francesa Saur

Aquapor é adquirida pela francesa Saur

A portuguesa Aquapor, empresa líder na gestão de concessões municipais de água em Portugal, foi comprada pelos franceses da Saur, que chegaram a acordo com a DST Ambiente para a aquisição da Criar Vantagens, empresa que detinha 100% do capital da Aquapor. 

Esta compra irá permitir criar inúmeras sinergias “através do intercâmbio de boas práticas e do acesso do mercado português às soluções e tecnologias desenvolvidas pela Saur”, especifica a empresa francesa.

Com o apoio do acionista maioritário da Saur, o fundo de investimento sueco EQT, especializado na transição ecológica, a aquisição do Aquapor deverá ser concluída nas próximas semanas, após a obtenção das habituais autorizações prévias, em particular da autoridade da concorrência, que já foi notificada da compra.

A Aquapor, com sede em Lisboa, atua desde 1997 na prestação de serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, e tem uma participação na fornecedora de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos para as cidades industriais de Jeddah 2 e 3, na Arábia Suadita, onde a Saur também opera.

Esta operação marca a entrada da Saur em território português, dando, assim, mais um passo em frente na sua internacionalização e na implementação da estratégia lançada em 2020, na sequência da aquisição da Nijhuis anunciada em junho, e que visa tornar o grupo num líder mundial no setor das águas dedicado à transição ecológica.

A Saur junta esta aquisição à da Gestagua e Emalsa, empresas espanholas pertencentes ao mesmo grupo, e torna-se o terceiro operador na Península Ibérica (liderado pela Agbar) com um volume de negócios próximo dos 250 milhões de euros. 

A FCC Aqualia, subsidiária da FCC controlada pelo multimilionário mexicano Carlos Slim, que gere as águas dos concelhos de Abrantes, Elvas, Campo Maior, Fundão e Cartaxo, também se interessou pela compra.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.