As guias eletrónicas já estão a seguir o rasto dos resíduos?

02.03.2017

As novas guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR) permitem seguir o rasto dos resíduos e são por isso muito aguardadas pelo setor. Por enquanto o preenchimento das e-GAR funciona apenas em período experimental, já que ainda se aguarda a publicação da portaria pela tutela, o que tornará este procedimento obrigatório.

A Agência Portuguesa do Ambiente irá apresentar o tema no 11º Fórum Nacional de Resíduos e responder às questões essenciais que se colocam em período de adesão voluntária e de grande expetativa face à iminente publicação da portaria. 

Como estão a funcionar as e-GAR? Estão a ter muita adesão? Que lições se retiram nesta fase do novo modelo? Que acertos há ainda fazer para as ajustar à realidade do alargado leque de operadores que as terão de utilizar? Como serão penalizados os operadores que não utilizarem as e-GAR no futuro? Existirá alternativa enquanto não for obrigatória?

 

O 11º Fórum Nacional de Resíduos, que decorre a 19 e 20 de abril, é uma organização do jornal Água&Ambiente. Mais informações sobre o programa do 11ª Fórum Nacional de Resíduos aqui.

TAGS: 11º Fórum Nacional de Resíduos , guias eletrónicas , resíduos
Vai gostar de ver
VOLTAR