Câmara de Aveiro recebe Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos 2019
ambiente

Câmara de Aveiro recebe Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos 2019

A Câmara Municipal de Aveiro foi distinguida com o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos ERSAR e Água&Ambiente, relativo ao exercício de 2019, segundo critérios ligados à Eficácia, Eficiência, Sustentabilidade e Fiabilidade. Para Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, «este prémio vem reforçar a nossa motivação para continuar o intenso Trabalho de Equipa, com a VEOLIA e a ERSUC, com os Cidadãos e as Empresas do Município de Aveiro, e com uma menção especial à nossa Comunidade Educativa, para continuarmos o aumento da eficiência e qualidade do serviço de gestão e recolha de Resíduos Indiferenciados e Seletivos».

Entre as finalistas, todas elas distinguidas com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos ao Consumidor, estavam outras seis Entidades Gestoras.

As entidades galardoadas com o Selo de Qualidade foram a Câmara Municipal de Aveiro, a Câmara Municipal de Chaves, a Câmara Municipal de Ílhavo, a Câmara Municipal Póvoa do Varzim, a Câmara Municipal Santa Maria da Feira, a EMAP - Empresa Municipal de Ambiente do Porto, e INOVA - Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede. Nesta edição, o Júri decidiu atribuir apenas Selos de Qualidade do Serviço na vertente “ao consumidor”, uma vez que nenhuma entidade gestora em alta cumpriu a totalidade dos requisitos de avaliação previstos em regulamento. 

Os Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos, entregues durante o 14º Fórum Resíduos Água&Ambiente online, são uma iniciativa da ERSAR,  no âmbito da sua missão de regulação e supervisão dos setores de abastecimento público de água. Este ano, o júri foi constituído por Paulo Marcelo, representante da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que presidiu; João Duarte Silva, representante da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA); Graça Lopes, representante da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB); Luís David, representante da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH); Paulo Fonseca, representante da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO); Dionísio Mendes, representante da Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA); Carlos Iglésias, representante da Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA); e  João Belo, representante do Jornal Água&Ambiente (A&A). Para cada categoria de Selo, o júri procedeu à avaliação das candidaturas com base numa análise quantitativa e qualitativa com base em critérios e em aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.

Esta iniciativa da ERSAR, organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente, visa identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação do serviço de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR. Os Prémios e Selos pretendem igualmente evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos Consumidores e entre Entidades, que passam a conhecer os prestadores do melhor serviço, bem como sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade nas suas operações.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.