Comentário Carlos Zorrinho: Gás natural - "tendência para convergência com as tarifas europeias"

20.04.2017

(Nota da redação: A ERSE propôs esta semana uma descida de 1,1% para as tarifas dos 300 mil consumidores que estão no mercado regulado)

 

A proposta de tarifas obedece a um modelo de cálculo da responsabilidade do regulador, embora nele se reflitam decisões de carácter político e dinâmicas de mercado.

 

Saliento como muito positiva a tendência para a convergência com as tarifas europeias, o que beneficia a competitividade industrial do País.

 

O controlo regulatório da remuneração de ativos, aplicando taxas de referência adequadas é também positivo e relevante, contribuindo para uma contenção tarifária importante para os consumidores e sustentável para os distribuidores.

 

Carlos Zorrinho, eurodeputado do PS, membro da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia no Parlamento Europeu, é licenciado em Gestão de Empresas e doutorado em Gestão de Informação pela Universidade de Évora. Foi professor catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, deputado à Assembleia da República pelo PS (1995-2002 e 2004-2014), líder Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República (2011-2014) e, no Governo, ocupou as funções de Secretário de Estado da Energia e da Inovação (2009 e 2011) e secretário de estado Adjunto da Administração Interna entre 2000 e 2002.

TAGS: Comentário , Carlos Zorrinho , gás natural , tarifas
Vai gostar de ver
VOLTAR