Comentário Jaime Melo Baptista (Água): Porto capital europeia da água e inovação!

13.02.2017

Porto, cidade que todos conhecemos como a "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta", e também como “terra de tripeiros", expressão carinhosa que resultou de a população ter oferecido, seis séculos atrás, toda a carne disponível aos expedicionários que partiam para a conquista de Ceuta, ficando apenas com as tripas para a sua alimentação. É esse mesmo Porto que será brevemente a capital europeia da água e inovação! Para além de ter acabado de ser eleito o Best European Destination 2017.

 

No próximo mês de setembro, durante oito dias, a cidade do Porto vai assistir a três grandes eventos, organizados pela Comissão Europeia em conjunto com o Município do Porto e com o apoio institucional do Governo de Portugal. Aí se reunirão mais de 800 participantes, incluindo líderes políticos, reguladores, entidades gestoras, investigadores, empresas de tecnologia, startups, PME, financiadores e jovens profissionais.

 

A European Innovation Partnerships (EIP) é uma plataforma que pretende acelerar a inovação, contribuindo para a resolução de desafios societais, para melhorar a competitividade da Europa e para a criação de emprego e crescimento económico. A sua EIP Water Conference 2017 (27 e 28 setembro 2017) é um evento da maior importância que pretende apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para enfrentar os principais desafios da água na Europa e no mundo, e ao mesmo tempo promover oportunidades de mercado para a inovação.

 

As cidades europeias enfrentam desafios diversos relativos à água, como dificuldade de financiamento sustentável de infraestruturas, exploração excessiva de águas subterrâneas, secas e cheias, poluição e compostos emergentes, todos eles agravados pelo crescimento da população e pelas alterações climáticas. Assim, a Mayors & Water Conference 2017 (29 setembro 2017) alerta para o facto de as cidades europeias serem locais privilegiados para o desenvolvimento e a implementação de soluções para os problemas da água. O evento irá centrar-se no papel crucial da água na agenda urbana, prevenção de cheias, infraestruturas verdes, água na economia circular, qualidade e quantidade da água.

 

Finalmente, no Water Innovation Lab Europe Porto 2017 (24 a 29 setembro 2017) serão desenvolvidas atividades de animação e ciência destinadas aos cidadãos, abrangendo a quarta edição do Aquaporto (30 setembro e 1 outubro).

 

Vamos promover juntos a inovação para a água no Porto? E não esquecer que é uma oportunidade única de internalização pelos profissionais da água portugueses do conhecimento excecional que por lá vai estar reunido?

 

Jaime Melo Baptista, engenho civil especializado em engenharia sanitária, é Investigador-Coordenador do LNEC, Presidente do Conselho Estratégico da PPA e Comissário de Portugal ao 8.º Fórum Mundial da Água 2018. Foi membro do conselho de administração e do conselho estratégico da IWA. Foi presidente da ERSAR (2003-2015), responsável pelo Departamento de Hidráulica (1990-2000) e pelo Núcleo de Hidráulica Sanitária (1980-1989) do LNEC, diretor da revista Ambiente 21 (2001-2003) e consultor. Foi distinguido com o IWA Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science.

TAGS: Comentário , Jaime Melo Baptista , água , Porto capital europeia da água e inovação
Vai gostar de ver
VOLTAR