Comentário Rui Berkemeier (Resíduos): Proposta do PAN pode permitir "obter resultados com rapidez"

30.01.2018

PAN quer pôr fim à loiça descartável e aos microplásticos

 

As medidas visando a redução da produção de resíduos têm de ser, por natureza, dedicadas a situações muito específicas para serem efetivas.

 

Podemos decretar a redução dos resíduos a nível geral, mas se não tivermos medidas assertivas para cada situação em particular, essa lei geral não serve para nada.

 

Assim, neste caso, embora a loiça descartável dos restaurantes não seja uma fatia das mais importantes dos resíduos, é no entanto uma área onde se podem obter resultados com alguma rapidez em termos de redução dos resíduos e que terá igualmente um efeito pedagógico importante jundo do setor da restauração e dos consumidores, pelo que na minha opinião a proposta do PAN faz todo o sentido. 

 

Rui Berkemeier é Engenheiro do Ambiente licenciado pela FCT/UNL. Foi Técnico Superior da Direção de Serviços de Hidráulica do Sul em Évora (1988-1992), na área de Controle da poluição hídrica e extracção de inertes, e Chefe de Setor de Ambiente da CM das Ilhas em Macau (1992-1996) na Gestão de Resíduos e Educação Ambiental. Desempenhou as funções de Coordenador do Centro de Informação de Resíduos da Quercus de 1996 a 2016 acompanhando as políticas nacionais de gestão de resíduos. Atualmente é técnico especialista na Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

VOLTAR