Dia Internacional da Reciclagem: SPV lembra que responsabilidade deve ser partilhada por todos

17.05.2018

No Dia Internacional da Reciclagem, que se assinala esta quinta-feira, 17 de maio, a Sociedade Ponto Verde (SPV), lembra que o acto de reciclar é uma responsabilidade partilhada por todos.

 

“Se cada um cumprir com a sua parte, não só teremos um uso mais eficiente dos recursos, como daqui surgirão modelos de negócio inovadores, em linha com os princípios da economia circular, colocando a economia mundial num caminho de crescimento sustentável. Estima-se que as medidas de prevenção dos resíduos, conceção ecológica, reutilização e outras ações “circulares” poderão gerar poupanças líquidas de cerca de 600 mil milhões de euros às empresas da União Europeia, criando 170.000 empregos diretos no setor da gestão de resíduos”, sublinha uma das três entidades gestoras de resíduos de embalagens em comunicado.

 

A SPV sublinha que as novas metas de reciclagem – que irão passar dos atuais 44% para 65% até 2030 e, em 2035, para 70% -  trazem “desafios acrescidos e, como tal, a necessidade de um ainda maior compromisso para com esta causa”.

 

A Sociedade Ponto Verde continuará por isso “alinhada e, em proximidade estreita com os portugueses, a informar, a comunicar e a sensibilizar para que o gesto da separação de resíduos se repita multiplique e face parte da rotina dentro e fora de portas”.

 

Ao longo de 20 anos foram investidos pela SPV mais de 50 milhões de euros em ações de comunicação e sensibilização, um milhão de euros em projetos de responsabilidade social e mais de dois milhões de euros em investigação e desenvolvimento.

VOLTAR