EPAL e Chakall ensinam como poupar água na cozinha

26.07.2019

A EPAL, em colaboração com o Chef Chakall (à direita na foto), mostrou como é possível poupar água nas cozinhas durante um show cooking que decorreu esta quinta-feira no Pátio da Água, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.  

 

A iniciativa liga-se ao projeto inovador da EPAL - “Água Circular por Natureza”, que tem como foco principal a sustentabilidade ambiental, promovendo a recuperação dos materiais recicláveis, como frisou o presidente do Conselho de Administração da EPAL, José Sardinha (à esquerda na foto).

 

O Chef Chakall aproveitou para sensibilizar para a poupança no uso doméstico, desde logo nas cozinhas, na confeção de refeições e reutilizando alimentos com zero desperdício promovendo a Economia Circular.

 

Chakall mostrou que é possível fazer, com dois litros de água, uma bebida, uma sopa e usar o caldo desta água para fazer um risoto.

 

O chef revelou ainda que uma máquina de lavar louça, por exemplo, não tem que servir apenas para lavar pratos. Enquanto lavamos a louça na máquina podemos aproveitar a água e a sua temperatura para cozer ovos, ação que normalmente consome entre meio litro a um litro de água.  

 

Cozer legumes (como espargos) dentro de um saco hermético, colocado também na máquina de lavar, é possível, tal como fazer compota de frutos. "Num frasco de vidro pode colocar as peças de fruta cortadas em cubos e adicionar açúcar e limão. Feche muito bem o frasco e coloque-o na máquina de lavar, juntamente com a louça suja. Coloque no programa económico et voilá… tem a sua compota de frutos pronta a comer, mas deixe arrefecer primeiro”, sugeriu.
 

ZOMATO VAI DIVULGAR CAFÉS E RESTAURANTES QUE SERVEM ÁGUA DA TORNEIRA

 

No Pátio da Água, que estará aberto até 14 de setembro, há uma área de compostagem, para resíduos orgânicos ali gerados. Esta iniciativa tem como parceira com a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova. No final o composto gerado será devolvido à terra sob a forma fertilizante natural, com a plantação de árvores numa escola da cidade de Lisboa.

 

Para breve está uma nova ação conjunta com a Zomato, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova, Turismo de Portugal e Associação ZERO. Será uma iniciativa que se destina a promover os restaurantes e cafés da cidade de Lisboa que aderem ao consumo de água da torneira e que a disponibilizam aos seus clientes.

 

Estes restaurantes irão passar a ser anunciados na própria aplicação da Zomato para que todos os lisboetas e turistas escolham o seu "restaurante ou café de uma forma mais racional, consciente e, sobretudo, mais sustentável".

VOLTAR