Especialista em alterações climáticas defende centrais de dessalinização em Portugal

Especialista em alterações climáticas defende centrais de dessalinização em Portugal

O especialista em alterações climáticas, Filipe Duarte Santos, defende que ser equacionada e iniciada “a construção de centrais de dessalinização, especialmente em zonas litorais com elevada população e pressão turística” como parte da estratégia a implementar em Portugal para fazer face à escassez hídrica.

A ideia foi deixada no Dia Mundial da Água durante o encontro internacional Water Summit, que decorreu na tarde desta quinta-feira, no Taguspark, em Oeiras, um evento organizado pelos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora com o mote "água para todos porque todos somos água".

Para Filipe Duarte Santos é igualmente importante realizar estudos de disponibilidade de água tendo em conta os cenários climáticos e a evolução da procura da água. Urge ainda “iniciar a reutilização de águas residuais urbanas em larga escala para o regadio e abastecimento urbano”, sublinhou Filipe Duarte Santos lembrando que o Governo já iniciou um esforço nesse sentido e está a trabalhar num regulamento para reutilização de água residual tratada.

O especialista alerta que os aquíferos em Portugal deveriam ser considerados progressivamente como “uma reversa estratégica de água”.

O encontro, que se integra nas comemorações dos 90 anos dos SIMAS, incidiu sobre a gestão da água, nas diversas vertentes. Além da “Água e Alterações Climáticas”, tema que ficou a cargo de Filipe Duarte Santos, foi ainda abordada “Água na política” com o advogado e especialista em ambiente, José Eduardo Martins; a “Água da Sociedade”, com o cientista e investigador na área da inovação da água e do clima, Peter Gleik; a “Água em Portugal” com o presidente da associação ambientalista ZERO, Francisco Ferreira; a “Água na saúde” com o médico Manuel Pinto Coelho e a “Água na família” com a chef Marlene Vieira.

“Pretendemos que este seja o primeiro de muitos encontros com este figurino, procurando marcar a agenda dos anos vindouros, consagrada na abordagem conceptual disruptiva, dinâmica e inovadora que esteve na base da criação da marca Water Summit”, descreveu o diretor-delegado dos SIMAS Oeiras e Amadora, Nuno Campilho, que iniciou a sessão com uma prova cega de águas para promover a água da torneira e divulgou ainda uma aplicação dos SIMAS para sensibilização e educação ambiental (Wizz).

Desde o dia 9 de junho de 2017 que os SIMAS estão a desenvolver uma série de ações comemorativas por ocasião da celebração dos seus 90 anos.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.