Federação Europeia de Vidro de Embalagem lança movimento para impulsionar recolha para reciclagem

05.12.2019

A Federação Europeia de Vidro de Embalagem (FEVE) irá lançar o movimento “Fechar o ciclo de vida da Embalagem de Vidro”. Este projeto pretende impulsionar a recolha de embalagens de vidro usadas para reciclagem, de modo a alcançar uma recolha de 90 por cento, no total da União Europeia, para reciclagem até 2030. 

 

“O programa do movimento será desenvolvido em colaboração com os parceiros do ciclo de vida do vidro, nos próximos meses e o seu lançamento oficial está previsto para junho de 2020”, informa a FEVE em comunicado.

 

Esta iniciativa irá reunir numa plataforma europeia comum os diferentes intervenientes do ciclo de vida das embalagens de vidro, desde a sua recolha depois de usada, até à sua reciclagem. O objetivo será aumentar a recolha e melhorar a qualidade do vidro para reciclagem, para que os recursos permaneçam produtivos num circuito fechado de “Vidro Velho torna-se Novo”. 

 

O movimento surge como resposta proactiva às novas regras da União Europeia que visam aumentar as metas de reciclagem das embalagens de vidro para 75 por cento, até 2030. Com esta iniciativa, “a recolha deste material será impulsionada, envolvendo os vários intervenientes, desde os parceiros europeus e nacionais, os municípios, os tratadores e os clientes da indústria, incluindo as entidades gestoras que operam nos Estados-Membros da UE”, refere o comunicado. 

 

"O nosso objetivo é continuar a aumentar os níveis de sustentabilidade, que são garantidos aos nossos clientes e consumidores, com a escolha da embalagem de vidro. Estamos orgulhosos por liderar a iniciativa ‘Fechar o ciclo de vida da Embalagem de Vidro’, que trará benefícios reais para o mercado e para o planeta. Esta é a nossa resposta ambiciosa, para um Plano de Acção de Economia Circular para o Vidro”, afirmou o presidente da FEVE, Michel Giannuzzi.

VOLTAR