
Fenareg anuncia o que pretende para a PAC 2021-2027
A FENAREG – Federação Nacional de Regantes defende que a PAC para o período 2021-2027, e em concreto os apoios do FEADER, devem ser contempladas medidas incluídas num estudo abrangente que encomendou, visando dar o seu contributo para a definição de uma Estratégia Nacional para o Regadio em Portugal.
O documento vai ser apresentado em breve aos candidatos portugueses ao Parlamento Europeu, estimando que serão necessários 1.700 milhões de euros de investimento no setor do regadio em Portugal até 2027.
A Fenareg considera que se devem apoiar investimentos com base no aumento da produtividade económica da água, ou seja, produzir mais kg de determinada cultura agrícola com o mesmo volume de água, e não com base na poupança de água obtida, conforme defende a atual proposta da Comissão Europeia.
A Federação afirma ainda que se devem apoiar investimentos que garantam o aumento dos níveis de eficiência do uso da água e não uma redução nos volumes de água utilizados. Esta restrição proposta pela CE limita o acesso aos apoios para modernização de Aproveitamentos Hidroagrícolas e para construção de novos empreendimentos de regadio, ambos essenciais ao desenvolvimento do regadio em Portugal e no Sul da Europa.
Por último a Fenareg alerta para que se considerar a eficiência do binómio água-energia, uma vez que os sistemas de rega de precisão são mais eficientes no consumo de água, mas requerem maior consumo de energia.
No futuro da Política Agrícola Comum (PAC), a Fenareg afirma que “os países do Sul da Europa devem concertar posições para defender o futuro da agricultura de regadio na União Europeia, essencial à produção de alimentos a preços competitivos, à fixação das populações no território e à proteção do Ambiente”.