Fertagus com comboios mais eficientes em iluminação e ar condicionado

05.12.2018

Foram trocados de mais de três quilómetros de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas led nos comboios da Fertagus, o que vai representar 60% de poupança de energia com a iluminação, já a partir deste mês. Esta é uma das partes de um projeto de renovação com objetivo de melhorar a qualidade das suas carruagens que servem a linha ferroviária que liga Setúbal a Lisboa, através da Ponte 25 de Abril e que vão permitir poupanças ambientais significativas.

 

Inserido neste projeto de tornar os comboios da Fertagus mais eficientes energicamente, foi renovado todo o sistema de ar condicionado, que com a nova solução implementada com bombas de calor vai obter uma poupança de mais de uma tonelada e meia de gás refrigerante e 30% de energia. Verificou-se igualmente uma revisão geral aos sistemas de produção de ar comprimido e à ventilação dos diversos equipamentos e limpeza criogénica.

 

“Estas intervenções estão inseridas no projeto de renovação dos comboios da ponte de forma a garantir o seu correto funcionamento nos próximos anos. A substituição de equipamentos obsoletos e descontinuados por novas soluções mais amigas do ambiente foi um grande desafio para que os nossos clientes não se apercebessem destas mudanças” afirmou Cristina Dourado, administradora-delegada da Fertagus.

 

 

Esta renovação energética está dentro da intervenção de meia vida, denominada R1, que está a ser feita em todos os comboios da Fertagus. A intervenção das 18 unidades da Fertagus foi complexa, uma vez que a Fertagus teve de garantir a disponibilidade diária de 17 unidades em serviço comercial. Assim, parte significativa destas operações foram efetuadas no período entre as 10h00 e as 16h00, permitindo que as unidades garantissem o serviço ao cliente no período de ponta da manhã e no período de ponta da tarde.

 

A Fertagus é uma empresa portuguesa do Grupo Barraqueiro que opera o serviço ferroviário suburbano de passageiros concessionado pelo Estado Português, entre a estação de Roma-Areeiro em Lisboa e a estação de Setúbal numa extensão de 54 km. Este serviço utiliza partes da Linha de Cintura, da Linha do Sul e da Linha do Sado, e atravessa a Ponte 25 de Abril utilizando 18 carruagens de duplo piso. 

VOLTAR