Foram anunciados os Prémios APREN Mestrado e Doutoramento

11.10.2018

A APREN- Associação de Energias Renováveis distinguiu Gabriel Maciel (na foto) com o primeiro lugar no Prémio APREN Mestrado, com a sua tese “Desenvolvimento e Projeto Mecânico de uma Fundação para uma Turbina Eólica Offshore”, apresentada no IST – Instituto Superior Técnico.

A associação, que anunciou os prémios na sua recente Conferência, promoveu este ano a 4.ª edição desta iniciativa, visa divulgar dissertações académicas realizadas em instituições portuguesas de Ensino Superior, relacionadas com a eletricidade de origem renovável. Os prémios contam com o apoio da EDP Produção e EDP Renováveis.

 

Os Prémios APREN deste ano foram dedicados a teses de mestrado e de doutoramento e nos seus objetivos está “pretender criar um veículo de comunicação que difunda, de uma forma dinâmica e continuada, os trabalhos de investigação e de desenvolvimento tecnológico no seio dos stakeholders do setor, gerando uma rede de interação que promova a inovação e a criação de valor”.

 

Em segundo lugar na categoria Mestrado foi distinguido Filipe Alexandre da Silva Fernandes, também do IST, com o trabalho “Despacho de uma Central Hídrica Reversível no Mercado Diário e no Mercado de Banda Secundária”. Receberam menções honrosas Filipe Moisés da Mota Francisco, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a tese  “Synthesis of three-dimensional hematite photoelectrodes for photoelectrochemical cells” e, também da mesma instituição, João Pedro Gomes Pina Marques com “Power Distribution Planning Under Distributed Generation Uncertainty”.

 

Na categoria Doutoramento ficou em primeiro lugar Ricardo Nuno de Almeida Prata, do IST com a sua tese “: Regulatory Framework Design and Market Response Interactions under Growing Solar and Wind Generation Deployment in the Portuguese Electrical Energy System”. Em segundo lugar foi distinguida Francesca Poggi, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com o trabalho “SMART RURAL: Eficiência energética e Energias Renováveis no Espaço Rural”, tendo sido atribuída uma menção honrosa a Sara Regina Teixeira Freitas, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pela tese “Photovoltaic potential in building façades”.

 

 

 

 

VOLTAR