
“Green Bussiness Week” premiou personalidades e instituições que “remaram contra a maré”
Os Prémios “Green Business Week” 2015, entregues na manhã desta quarta-feira, 4 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa, no âmbito da Semana Nacional para o Crescimento Verde, distinguiram personalidades e instituições que "remaram contra a maré" numa altura em que o crescimento Verde “não estava na moda”, referiu o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.
“O reconhecimento do mérito é sempre importante quando muitas pessoas e instituições apostaram no Crescimento Verde quando esta não era uma narrativa tão defendida. Optaram por arriscar e tirar partido dos seus recursos”, elogiou Jorge Moreira da Silva.
O “Prémio Personalidade Acqualive” foi entregue ao embaixador Gonçalo Santa Clara Gomes nomeado, em Setembro de 2005, presidente da delegação portuguesa da Comissão Internacional de Limites entre Portugal e Espanha, que deu "um contributo ímpar para o desenvolvimento do sector da água".
O “Prémio Personalidade Energylive” coube ao professor João Peças Lopes, investigador do INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que aposta em projectos mobilizadores e transversais que permitem "o aumento da transferência de conhecimento para o tecido económico português".
O “Prémio Personalidade Smartcitieslive” foi atribuído a Vítor Pereira considerada a personalidade que durante o ano de 2014 mais contribuiu para a divulgação e desenvolvimento dos territórios e cidades de Portugal e dos seus projectos, no âmbito da sustentabilidade e inteligência. Com 40 anos, actua na área da comunicação há mais de 20, como jornalista, editor, director e, também, como fundador de diversos projectos na rádio e na imprensa.
As “Distinções Inovação” 2015 foram distribuídas pela Universidade de Évora, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra, pelo seu contributo para a investigação, inovação e ligação ao mundo empresarial.
INESC TEC e Instituto Pedro Nunes viram reconhecidos os contributos dados na investigação e desenvolvimento e especialmente na sua importância como centros incubadores de empresas.
O Instituto Superior Técnico destacou-se pelo contributo na promoção e valorização da engenharia como peça importante nos projectos inovadores e na projecção de Portugal além-fronteiras.
O CEIIA foi distinguido pelo trabalho desenvolvido em Portugal e no estrangeiro na investigação e desenvolvimento numa indústria extremamente competitiva. Já a Startup LISBOA notabilizou-se pelo contributo ao fomento do empreendedorismo e regeneração do tecido empresarial da região de Lisboa. O município de Águeda recebeu uma distinção pelo contributo para a internacionalização das empresas locais e estímulo ao empreendedorismo e inovação.
Os prémios "Green Business Week" promovem a inovação e o empreendedorismo nos sectores das Smart Cities, energia e água.
Ana Santiago