Grupo Accor quer reduzir 30% do desperdício alimentar até ao final de 2020

26.04.2019

Estima-se que só em Portugal sejam desperdiçados anualmente mais de 1 milhão de toneladas de alimentos. Este problema torna-se universal quando se tem em conta os fatores associados que provocam um impacto negativo na biodiversidade do planeta, como as emissões de gases de efeito estufa, ou a diminuição das reservas de água potável associadas à produção de alimentos.

 

Assim, considerando a sua atividade na área da restauração, com 100 mil restaurantes em todo o mundo e 200 milhões de refeições servidas, o Grupo Accor definiu como prioridade para 2019 a luta contra o desperdício alimentar, no âmbito do seu programa de Responsabilidade Social Corporativa – o Planet 21-Acting Here. A prioridade do Grupo Accor é concentrar-se na redução do desperdício alimentar, com o objetivo de alcançar uma redução de 30% até o final de 2020.

 

 A poupança de Accor em todo o mundo no ano 2018 situou-se entre os 25 mil euros e as 10 toneladas de comida por hotel, graças aos programas promovidos dentro do Grupo para lutar contra o desperdício alimentar. Reforçado este movimento com uma campanha que dura até 5 de maio, as unidades hoteleiras de Accor podem demonstrar as suas iniciativas e partilhar internacionalmente as melhores maneiras de lutar contra este flagelo social, económico e ambiental, através da plataforma Acting Here.

 

A ambição do Grupo é, segundo Rebeca Ávila, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa de Accor na Europa do Sul: “oferecer aos nossos clientes uma verdadeira experiência culinária, através de uma alimentação de qualidade, saudável e sustentável” e consegue-se de diferentes formas dentro do Grupo. Em palavras de Rebeca Ávila, “desenhar menus zero desperdício, substituir a louça por tigelas de menor tamanho para limitar o desperdício, ou organizar cursos de cozinha para os colaboradores fomentarem o aproveitamento de alimentos, são exemplos de propostas a nível local, mas com impacto real e a longo prazo que os nossos hotéis já estão a por em marcha”. 

 

Esta ambição é reflectida nos resultados do passado ano 2018. 46% dos hotéis Accor conta com um programa para reduzir o desperdício de alimentos através do qual, só o ano passado, o grupo reduziu o lixo em 2.800 toneladas.  Também segundo os dados de 2018, sete hotéis do Grupo em Portugal, desenvolveram um programa interno específico para lutar contra o desperdício alimentar, oito unidades atualmente doam os produtos alimentares não usados, e mais da metade dos 32 hotéis fornecem as suas cozinhas com produtos locais ou com cadeias de abastecimento curtas ou muito curtas.

 

VOLTAR