Hernâni Theias:
ambiente

Hernâni Theias: "Com merda até ao pescoço"

Hernâni Theias, colunista do Ambiente Online, afirma que a profissão de “vasculhador” tem enorme futuro porque “os meios de limpeza convencionais (por jato hidráulico e aspiração) de esgotos, latrinas e fossas sépticas, amplamente usados nas nossas latitudes, revelam-se inúteis”.  

Para o colunista, “a quantidade e o tipo de escombros que entopem caixas de visitas e coletores impede muitas vezes a introdução de mangueiras, impossibilitando as tarefas de limpeza e inspeção”. Também “o desconhecimento do cadastro das redes dificulta a definição de uma estratégia de limpeza, chegando a ser impossível distinguir jusante de montante”.

Hernâni Theias afirma que “a limpeza manual, em determinadas situações, não tem concorrência; só não tem que ser perigosa e ineficiente”, como acontece na India, onde “mais de 182.000* indianos que se dedicam diariamente a uma das atividades mais degradantes imagináveis e que consiste na remoção à mão de excrementos em esgotos, latrinas e fossas sépticas”.

* Dados oficiais do censo de 2011. Outras fontes apontam para números muito superiores, da ordem de 800 mil.

Leia tudo em Colunista Hernâni Theias (Água-Tendências): Com merda até ao pescoço

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.